Cursos y Masters de Mainfor Cursos y Masters de Master-D Cursos y Masters de ACN Consulting Cursos y Masters de La Salle - Centro de Estudios Universitarios OnLine Cursos y Masters de Edisur Cursos y Masters de UOCx Cursos y Masters de SAE Institute Spain Cursos y Masters de Aula Studyo Cursos y Masters de I.E.B. Instituto de Estudios Bursátiles Cursos y Masters de Ostelea

Curso de Energia Solar Termoeléctrica

Precio 300 € - Cursos de especialización, OnLine de 68 horas - Titulación Emitida por el centro - Promoción: Facilidades de pago
Curso de Fundamentos de la Energía Solar Termoeléctrica Curso de Enerxía Solar Termoeléctrica Curs d“Energia Solar Termoelèctrica   Curso de Energia Solar Termoeléctrica   Course of Thermoelectric Solar Energy Cours d“Énergie Solaire Termoeléctrica
 
Justificación/Descripción del curso:

Quase com total certeza, poder-se-ia afirmar que a Energia Solar Termoeléctrica (também conhecida como Energia Termosolar), é até agora a menos conhecida dentre as três formas actuais de aproveitar a energia do Sol. Efectivamente, a energia solar térmica e fotovoltaica têm tido felizmente uma formidable expansão nos últimos anos, e já são parte integrante de nossa vida quotidiana: produção de ACS, apoio a calefacção, climatización de piscina, geração e inyección de electricidade... são uma mostra dos benefícios obtidos com estas aplicações. No entanto, existe uma terceira vertente tecnológica, que permite a geração de electricidade em plantas de grande potência, equiparable a centrais de produção de energia convencional, mas com os benefícios medioambientales das energias renováveis.

O princípio de funcionamento da Energia Termosolar baseia-se na captación, concentração e transformação da radiación solar em calor a média-alta temperatura (desde 400ºC e até 2.000ºC); sua posterior transferência a um fluído térmico caloportador; a produção de vapor de água depois de um intercâmbio térmico; sua expansão em turbinas ligadas a alternadores e por último, a consiguiente geração de electricidade para inyección à rede de distribuição. Como o leitor poderá apreciar, esta apasionante tecnologia integra infinidad de subtecnologías diferentes, com o qual um domínio desta forma de aprovechamiento energético precisa fundamentos adequados de linhas de conhecimento tais como Óptica, Termodinámica, Regulação Automática, Mecânica de Fluídos, Máquinas Eléctricas, Alta Tensão... Como costumam dizer os experientes, falamos de "alta engenharia".

Por todo isso e sendo conscientes da complejidad que pode implicar o adquirir por separado conhecimentos das antedichas tecnologias, em ACEDIS temos realizado um importante esforço de síntese para confeccionar um curso eminentemente descritivo e accesible que englobe os fundamentos da Energia Solar Termoeléctrica. Desta maneira, orgulhamos-nos de oferecer a nosso alumnado um trabalho praticamente pioneiro em Espanha, com o qual perseguimos facilitar ao máximo o entendimento e difusión desta tecnologia. Por tanto, a modo de resumem, poderíamos afirmar que com este curso não se pretendeu desenvolver um programa de alto nível teórico para pessoas com estudos prévios profundos, senão mais bem dar um curso desde os níveis básicos para ir adquirindo progressivamente sólidos conhecimentos de base que permitam ao profissional:


Conhecer com rigor os princípios físicos de funcionamento da cada uma das tecnologias vinculadas à Energia Termosolar.
Dispor de informação de primeira mão sobre as tecnologias disponível na actualidade, bem como das futuras linhas de investigação e desenvolvimento nas quais se está a trabalhar.
Dominar a legislação aplicable a este tipo de instalações de grande potência.
Ter constancia das inequívocas vantagens económicas desta fonte renovável de energia.
Dispor de ferramentas pessoais de busca que permitam encontrar emprego nas empresas mais punteras do sector, conhecer recursos e fontes bibliográficas adicionais para prosseguir melhorando a formação ou ampliar conhecimentos, bem como saber como estar permanentemente informado das novidades técnicas recorrendo a fontes bibliográficas de máxima credibilidade.


Desde o ponto de vista profissional, o futuro que se lhe augura à mesma é inmejorable: não em vão, são já nada menos que 15 as centrais de potência desta índole que estão projectadas e/ou construindo em nosso país.

Adicionalmente, as vantagens retributivas à electricidade gerada por energias renováveis, a favorável legislação tanto espanhola como européia ao desenvolvimento das novas fontes de energia, a imperiosa necessidade de reduzir a dependência económica de países produtores de petróleo, bem como a terrível contaminação gerada pelo uso indiscriminado de combustíveis, não fazem senão confirmar o acerto que supõe se formar em fontes de energia respetuosas com o médio ambiente.

Ter uns sólidos e específios conhecimentos sobre a Energia Solar Termoeléctrica pode ser um factor finque para uma futura incorporação trabalhista a este novo nicho de emprego.

Requisitos de acceso al curso:

Curso dirigido a Engenheiros Técnicos e Superiores; a titulados de F.P. de ramos técnicas como Electricidade, Electrónica ou Automatización; comandos intermedios e gerentes de empresas vinculadas ao sector da energia e de forma genérica, a todo aquele que deseje se introduzir profissionalmente no sector da Energia Solar Termoeléctrica

Temario cubierto por el curso:

1. Introdução
Problemática ambiental e papel das energias renováveis
Tipos de aprovechamiento da energia solar
História e situação actual da energia solar em Espanha
Energética e geometría solar
Radiación directa e difusa: aparelhos de medida
O cinto solar

2. Sistemas termosolares de concentração
Fundamento termodinámico da energia solar termoeléctrica
Ciclos termodinámicos aplicados a energia solar termoeléctrica
Tecnologias termosolares: baixa, média e alta temperatura
Factor de concentração da radiación solar
Cónicas e cuádricas notáveis: propriedades geométricas
Concentradores cilindro-parabólicos, lentes lineales de Fresnel, captadores de disco e de torre central
Chimeneas solares

3. Helióstatos: sistema de seguimiento
Orientação e inclinação dos captadores termoeléctricos
Fundamentos do seguimiento solar
Seguimiento em colectores cilindro-parabólicos
Seguimiento em discos parabólicos e em centrais de torre

4. Fluído caloportador de trabalho
Características térmicas do fluído caloportador
Fluídos utilizados na actualidade

5. Almacenamiento e hibridación de potência
Características e vantagens do almacenamiento térmico
Tipologías de almacenamiento térmico
Hibridación de instalações termosolares com outras tecnologias

6. Conversão de potência eléctrica e sistemas auxiliares
Conduções, isolamentos e grupos de impulsión
Compresores, soplantes e turbinas
Valvulería industrial
Intercambiadores de calor
Conversão eléctrica: gerador
Regulação, controle e monitorización de sistemas termosolares

7. Aspectos económico-financeiros do solar termoeléctrica
Distribuição de custos actuais e perspectivas de crescimento
Comparação de tecnologias
Posicionamiento no mercado eléctrico espanhol

8. Futuras linhas de I+D solar termoeléctrica
Optimização de tecnologias e minoración de custos
Geração directa de vapor
Melhora dos algoritmos de controle: lógica difusa
Análise exergético
Aplicações adicionais: produção de hidrógeno

Cursos relacionados con el actual por su contenido: No se han encontrado cursos relacionados
Puede ver otros cursos relacionados en las categorías:
Otros datos del Curso:

El curso Curso de Energia Solar Termoeléctrica está en nuestro Buscador de Cursos y Masters desde el 21/08/2009.

Etiquetas del curso:
Términos relacionados: