Cursos y Masters de Escuela Europea de Marketing y Empresa Cursos y Masters de IIMN Internacional de Márketing Cursos y Masters de OBS Online Business School Cursos y Masters de Escuela Europea de Negocios Cursos y Masters de CEM Canarias Cursos y Masters de Grupo Rihergonsa EICM Cursos y Masters de CAS Training Cursos y Masters de Grupo Atrium Cursos y Masters de Escuela de Negocios y Formacion Continua - ENFOC Cursos y Masters de EFODIS

Master em Prevenção de Riscos Trabalhistas e Experiente em Energias Renováveis

Precio 4195 € - Masters y Postgrados, OnLine de 2700 horas - Titulación Emitida por el centro
Master en Prevención de Riesgos Laborales y Experto en Energías Renovables Master en Prevención de Riscos Laborais e Experto en Enerxías Renovables Master en Prevenció de Riscos Laborals i Expert en Energies Renovables   Master em Prevenção de Riscos Trabalhistas e Experiente em Energias Renováveis   Master In Prevention of Labour and Expert Risks in Renewable Energies Master En Prévention de Risques De travail et Expert en des Énergies Renouvelables
 
Justificación/Descripción del curso:

Com a entrada em vigor do Tratado de Bolonha e a adaptação do sistema universitário espanhol ao espaço Europeu, que determina dois níveis básicos de formação universitária, títulos de Grau e Títulos de Postgrado, se produziram modificações legislativas no âmbito de Técnicos Competentes de Prevenção de Riscos Trabalhistas; ditas modificações estão orientadas a substituir os antigos cursos de formação como Técnico de Nível Superior em Prevenção de Riscos Trabalhistas por postgrados oficiais universitários, dando a um título que já era oficial um valor acrescentado, o valor académico de Postgrado Oficial.

ACEDIS Formação, experiente em formação em Prevenção de Riscos Trabalhistas, brinda-te a oportunidade de obter o título de Mestrado Oficial em Prevenção de Riscos Labores com seus três especialidades: Segurança no Trabalho, Higiene Industrial e Ergonomía e Psicosociología Aplicada, expedido pela UNIR (Universidade Internacional da Rioja).

O objectivo final do Mestrado Profissional em Energias Renováveis de ACEDIS, é que o aluno, independentemente de sua formação académica prévia, se converta em um Técnico bem preparado no pujante sector da produção e aprovechamiento das energias limpas, o qual brinda estupendas oportunidades de ocupação para as próximas décadas, com uma oferta crescente de emprego de qualidade.

A Lei de Prevenção de Riscos Trabalhistas, Lei 31/1995 de 8 de Novembro, estabelece em sua exposição de motivos que "o propósito de fomentar uma autêntica cultura preventiva, mediante a promoção da melhora da educação em dita matéria em todos os níveis educativos, envolve à sociedade em seu conjunto e constitui um dos objectivos básicos e de efeitos quiçá mais transcendentes para o futuro dos perseguidos pela presente Lei". Por sua vez, o Regulamento dos serviços de Prevenção, regula as capacidades ou aptidões necessárias para o desenvolvimento da actividade preventiva, bem como a formação mínima exigible para o desenvolvimento da actividade preventiva, bem como a formação mínima exigible para o desempenho de ditas funções que se classificam em nível básico, intermedio e superior em prevenção de riscos trabalhistas.

A forte demanda social que existe de Técnicos efectivamente preparados nesta matéria faz necessária a realização de cursos diversos em todo o âmbito nacional. Por outra parte ante as novas possibilidades abertas pelas tecnologias da informação abriu-se um leque de métodos de ensino colaborativa que permitem um maior aprovechamiento da formação e a generalização da mesma.

Com o Mestrado Profissional de Energias Renováveis não se pretende desenvolver um programa de alto nível teórico para estudantes com conhecimentos prévios muito profundos. Ao invés, seu fim último é facilitar a formação necessária para todo aquele interessado em adentrarse neste formidable sector, partindo desde os níveis básicos, para ir adquirindo progressivamente uns sólidos conhecimentos de base que permitam ao aluno actuar com segurança e conhecimento. Desta forma, graças a uma paulatina planejamento docente, chega-se a dominar a área da matéria em questão.

Trata-se, em definitiva, de um programa de conhecimentos multidiciplinar, rigoroso e de fácil entendimento, que persegue gerar no leitor uma cultura integral sobre Energias Renováveis, Eficiência Energética e Desenvolvimento Sostenible.


  • Saídas Profissionais:


  • O Curso proporciona uma titulación universitária de carácter oficial e válida para toda Espanha de uma nova profissão altamente solicitada pelas empresas, já que todas elas precisam adaptar às exigências da legislação vigente, menção aparte do correspondente valor académico de Postgrado Oficial no que respecta à parte de Prevenção de Riscos Trabalhistas.

    No que se refere à área de Energias Renováveis, o aluno aprenderá a desenvolverse com soltura em´o desenho, projectado, gestão e instalação das diferentes fontes de energias renováveis, começando pelo Solar Fotovoltaica e siguiento pela Térmica, passando por outras energias como a maremotriz, eólica, geotérmica e finalizando com a Energia do Hidrógeno além de compreender e aprender a aplicar conceitos como a eficiência energética.

  • Metodología e Material de estudo:


  • Área de Prevenção: Campus UNIR:

    A metodología de estudo do Mestrado é integralmente on-line, todo o material de estudo estará a disposição do alumnado na Plataforma de formação on-line, sempre disponível para o estudo da cada uma das unidades de Concorrência do Mestrado. O acesso ao Mestrado realizar de maneira programada e escalonada, com uma programação sempre actualizada no calendário de eventos do Mestrado.

    Além do material de estudo em si, o aluno disporá no Campus de material multimédia (vídeos, apresentações, ...) de classes pregrabadas pelos professores, explicativos das matérias, bem como documentação complementar, legislação, bibliografías, guias, etc.

    Durante o curso, aparte do estudo das partes teóricas que compreendem este Master, disporá de uma série de exercícios tipo teste e casos práticos onde para aplicar os conhecimentos adquiridos na cada passo da aprendizagem

    Área de Energias Renováveis: Campus ACEDIS:

    Para superar o mestrado profissional em energias renováveis o aluno deverá aprovar uma prova final on-line que consistirá em uma batería de perguntas tipo Teste com quatro respostas possíveis e só uma válida e uma série de perguntas de desenvolvimento, além de ter superados os exercícios e trabalhos propostos ao longo do curso. Terá tantas tentativas de exame como precise de forma gratuita até que aprove

  • Professores e Tutores:


  • A equipa docente está formado por professores com experiência profissional tanto no âmbito da Docencia como da Prevenção de Riscos Trabalhistas, contando ademais com ampla experiência em dar formação através das TICs. O aluno poderá comunicar-se com seu tutor pessoal mediante o acesso directo de e-mail que tem na Plataforma, bem como nos foros de consulta. O tempo de resposta não será superior em nenhum caso a 48 horas.

    O Mestrado Profissional em Energias Renováveis estará Tutorizado e monitorizado em todo momento por nossos consultores especialistas nesta área, tendo o aluno diferentes canais de comunicação com os mesmos através de Foros de consulta, Mensagens privadas e Canais de Charla em tempo real (Chats) no campus de Acedis.

  • Avaliação do Mestrado:


  • Área de Prevenção: Campus UNIR:

    Para superar o mestrado o aluno deverá superar 5 Exames que correspondem aos 5 Módulos, a cursar em um prazo de 8 Meses desde o início da convocação. As provas presenciales são cuatrimestrales , e nelas examinar-se-á ao aluno das matérias correspondentes à cada etapa do estudo. Para facilitar a mobilidade na medida do possível, ditos exames celebrar-se-ão sempre em Sábado, e na sede mais próxima ao aluno.

    A cada exame terá o ónus correspondente ao número de matérias por módulo, e compor-se-á de exames tipo teste formados por 50 perguntas com três possíveis respostas, das quais somente uma será correcta. As perguntas incorrectas, nestes exames, não restam puntuación sobre o total do exame.

    Um aluno pode apresentar-se a um mesmo exame até um total de 4 vezes, sem ter que abonar nenhum tipo de custo adicional na cada nova convocação à que se presente.

    Área de Energias Renováveis: Campus ACEDIS:

    Para superar o mestrado de energias renováveis o aluno deverá aprovar uma prova final on-line que consistirá em uma batería de perguntas tipo Teste com quatro respostas possíveis e só uma válida, além de ter superados os exercícios e trabalhos propostos ao longo do curso.

  • Práticas e Projecto:


  • As práticas realizar-se-ão ao longo do segundo cuatrimestre, tendo uma duração de 300 horas, e realizar-se-ão conforme a duas áreas a eleger entre as três especialidades preventivas disponíveis.

    A especialidad restante será objecto do Projecto Final, e será de temática livre e específica. O trabalho terá que se defender ante um tribunal.

    Para superar o mestrado de energias renováveis o aluno deverá aprovar uma prova final on-line que consistirá em uma batería de perguntas tipo Teste com quatro respostas possíveis e só uma válida, além de ter superados os exercícios e trabalhos propostos ao longo do curso.

Requisitos de acceso al curso:

Estar em posse de qualquer Titulo Universitário

Temario cubierto por el curso:

AREA DE PREVENÇÃO DE RISCOS TRABALHISTAS



A programação do Mestrado distribui-se em 60 ECTS (créditos), cobrindo por tanto um total de 1.800 horas, a desenvolver em 1 ano académico

Módulo I: A Prevenção de Riscos Trabalhistas no Ambiente Trabalhista. Fundamentos das Técnicas Preventivas e Marco Normativo. Créditos: 26
Módulo II: Sistemas de Gestão OHSAS 18001:2007. Créditos: 3
Módulo III: Especialidad de Segurança no Trabalho. Créditos: 4
Módulo IV: Especialidad de Higiene Industrial. Créditos:4
Módulo V: Especialidad de Ergonomía e Psicosociología Aplicada. Créditos: 4
Módulo VI: Práticas em Empresa e Trabalho Fim de Mestrado. Créditos: 19


AREA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS



MÓDULO I: INTRODUÇÃO Às ENERGIAS RENOVÁVEIS


  1. Energia e sua influência sócio-económica


  2. Fontes convencionales de produção energética


  3. Impacto ambiental e agotamiento de recursos energéticos


  4. Importância actual e futuro das energias renováveis


  5. Tipos de energias renováveis


  6. Regulação do sistema eléctrico espanhol.




MÓDULO II: ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA


  1. Introdução
  2. Célula e painel fotovoltaico


  3. Componentes próprios de instalações fotovoltaicas isoladas


  4. Componentes próprios de instalações fotovoltaicas com conexão a rede


  5. Componentes comuns a ambos tipos de instalações


  6. Seguidores solares


  7. Telegestión e sistemas antirrobo em instalações solares


  8. Cálculo de instalações isoladas e ligadas a rede


  9. Montagem de dispositivos, posta em marcha e manutenção


  10. Aplicações adicionais e futuras linhas de I+D fotovoltaica


  11. Bibliografía, páginas site e revistas técnicas de interesse


  12. ANEXO. Normativa e legislação de aplicação




MÓDULO III: ENERGIA SOLAR TÉRMICA


  1. Introdução


  2. O captador solar térmico


  3. Componentes adicionais e desenho do circuito primário


  4. Componentes específicos de circuitos secundário e consumo


  5. Aplicações adicionais da energia solar térmica


  6. Dimensionamiento de instalações para produção de ACS


  7. Montagem de dispositivos, posta em marcha e manutenção


  8. Futuras linhas de I+D em energia solar térmica


  9. Bibliografía, páginas site e revistas técnicas de interesse


  10. ANEXO. Normativa e legislação de aplicação




MÓDULO IV: ENERGIA SOLAR TERMOELÉCTRICA


  1. Introdução


  2. Sistemas termosolares de concentração


  3. Helióstatos: sistema de seguimiento


  4. Fluído caloportador de trabalho


  5. Almacenamiento e hibridación de potência


  6. Conversão de potência eléctrica e sistemas auxiliares


  7. Aspectos económico-financeiros do solar termoeléctrica


  8. Futuras linhas de I+D solar termoeléctrica


  9. ANEXO Normativa e legislação de aplicação




MÓDULO V: ENERGIA EÓLICA


  1. Análise do recurso eólico: vento e seu medición


  2. Fundamentos fluidodinámicos da energia eólica


  3. História e evolução tecnológica da energia eólica


  4. Aerogeneradores: partes, tipología, orientação e regulação


  5. Parques eólicos: tipología e impacto ambiental


  6. Bibliografía, páginas site e revistas técnicas de interesse


  7. Futuras linhas de I+D em energia eólica


  8. ANEXO Normativa e legislação de aplicação




MÓDULO VI: ENERGIA DA BIOMASA


  1. Fontes e tipos de biomasa


  2. Biomasa sólida: pelets, briquetas e astillas


  3. Biomasa líquida: biodiesel e bioetanol


  4. Biomasa gaseosa: biogás e gás de síntese


  5. Aspectos económico-financeiros de energia da biomasa


  6. Futuras linhas de I+D em energia da biomasa


  7. Bibliografía, páginas site e revistas técnicas de interesse


  8. ANEXO Normativa e legislação de aplicação




MÓDULO VII: ENERGIA GEOTÉRMICA


  1. Calor da Terra: origem e mecanismos de propagación


  2. Recursos geotérmicos e níveis entálpicos de energia


  3. Aprovechamiento do calor geotérmico de baixa entalpía


  4. Utilização directa do calor geotérmico


  5. Conversão do calor geotérmico em energia eléctrica


  6. Aspectos económicos da geotermia em Espanha


  7. Futuras linhas de I+D em energia geotérmica


  8. Bibliografía, páginas site e revistas técnicas de interesse


  9. ANEXO Normativa e legislação de aplicação




MÓDULO VIII: ENERGIA DO MAR


  1. O mar como recurso energético: estado tecnológico actual


  2. Energia maremotriz: energia das marés


  3. Energia undimotriz: energia das ondas


  4. Energia das correntes marinhas


  5. Energia maremotérmica: energia de gradiente térmico marinho


  6. Futuras linhas de I+D em energia do mar


  7. Bibliografía e páginas site de interesse




MÓDULO IX: ENERGIA HIDROELÉCTRICA


  1. Introdução


  2. Turbinas hidráulicas: generalidades


  3. Turbina Pelton


  4. Turbina Francis


  5. Turbina Kaplan


  6. Energia minihidráulica


  7. Aspectos económico-financeiros da energia hidroeléctrica


  8. Futuras linhas de I+D em energia hidroeléctrica


  9. Bibliografía e páginas site de interesse


  10. ANEXO Normativa e legislação de aplicação




MÓDULO X: ENERGIA DO HIDRÓGENO


  1. Características físico-químicas do hidrógeno


  2. Motores de combustión de hidrógeno


  3. Pilhas de combustível: fundamentos e aplicações


  4. Projectos emblemáticos no uso do hidrógeno e pilhas de combustível


  5. Economia do hidrógeno: revolução energética para o futuro


  6. Futuras linhas de I+D em energia do hidrógeno


  7. Bibliografía e páginas site de interesse




MÓDULO XI: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E TECNOLOGIAS AFINES


  1. Nova energia renovável?: energia georotacional


  2. Energia das descargas eléctricas atmosféricas


  3. Futuro da energia atómica: fusão nuclear


  4. Cogeneración e trigeneración


  5. Gasificación e combustión limpa do carvão


  6. Valorización energética de RSU e biometanización


  7. Eficiência energética


  8. Captura e almacenamiento de CO2


Cursos relacionados con el actual por su contenido:
Puede ver otros cursos relacionados en las categorías:
Otros datos del Curso:

El curso Master em Prevenção de Riscos Trabalhistas e Experiente em Energias Renováveis está en nuestro Buscador de Cursos y Masters desde el 14/11/2011.

Etiquetas del curso:
Términos relacionados: