Cursos y Masters de European Quality Formación Cursos y Masters de OBS Online Business School Cursos y Masters de Spa Zenter Formación Cursos y Masters de SAE Institute Spain Cursos y Masters de UOCx Cursos y Masters de Centro de Estudios CEAC Cursos y Masters de Ealde Business Scholl Cursos y Masters de Escuela Europea de Negocios Cursos y Masters de CAS Training Cursos y Masters de Escuela de Negocios y Dirección

Master Profissional em Gestão de Energias Renováveis

Precio 1595 € - Cursos de especialización, OnLine de 658 horas - Titulación Emitida por el centro - Promoción: Facilidades de pago
Máster Profesional en Gestión de Energías Renovables y Técnicas Afines Master Profesional en Xestión de Enerxías Renovables Master Professional en Gestió d“Energies Renovables   Master Profissional em Gestão de Energias Renováveis   Master Professional in Management of Renewable Energies Master Professionnel en Gestion d“Énergies Renouvelables
 
Justificación/Descripción del curso:

Em nossos dias já está comummente assumido que o modelo de geração energética baseado principalmente em combustíveis fósseis, nem é sostenible medioambientalmente, nem viável para um futuro próximo desde um ponto de vista económico. A crescente demanda do consumo de energia, não só nos países já desenvolvidos senão também nas chamadas economias emergentes, bem como os perniciosos efeitos gerados pela em massa emissão de gases de efeito invernadero, têm justificado, felizmente, umas muito boas perspectivas de desenvolvimento para a implantação em massa das Energias Renováveis. As consequências mais relevantes desta circunstância ver-se-ão traduzidas em uma minoración dos efeitos da mudança climática que ameaça nosso planeta, bem como uma maior sostenibilidad no uso de Recursos Energéticos.


Efectivamente, o futuro energético em Espanha, Europa e em general em todo mundo, terminará estando unido, com quase total certeza, a fontes energéticas limpas e renováveis. Neste sentido, o sector das Energias Alternativas em nosso país, enfrenta o repto energético desde uma posição francamente privilegiada, desfrutando de um ingente torrente de recursos autóctonos e renováveis: sol, vento, restos vegetales, calor do subsuelo, ondas e marés, cauces fluviales… Não em vão, o desenvolvimento das Energias Renováveis e seu crescimento sostenible em nosso país nos últimos anos, está a ser considerado como modélico por muitas nações.


OBJECTIVOS


O objectivo final do Mestrado em Energias Renováveis de ACEDIS, é que o aluno, independentemente de sua formação académica prévia, se converta em um Técnico bem preparado no pujante sector da produção e aprovechamiento das energias limpas, o qual brinda estupendas oportunidades de ocupação para as próximas décadas, com uma oferta crescente de emprego de qualidade. Isto é, não se pretende desenvolver um programa de alto nível teórico para estudantes com conhecimentos prévios muito profundos. Ao invés, seu fim último é facilitar a formação necessária para todo aquele interessado em adentrarse neste formidable sector, partindo desde os níveis básicos, para ir adquirindo progressivamente uns sólidos conhecimentos de base que permitam ao aluno actuar com segurança e conhecimento. Desta forma, graças a uma paulatina planejamento docente, chega-se a dominar a área da matéria em questão.


Trata-se, em definitiva, de um programa de conhecimentos multidiciplinar, rigoroso e de fácil entendimento, que persegue gerar no leitor uma cultura integral sobre Energias Renováveis, Eficiência Energética e Desenvolvimento Sostenible.


Adicionalmente, procura dotar-lhe da oportuna capacitação profissional nesta apasionante linha de conhecimento; todo isso com a garantia de conseguir a integração competitiva dos titulados em um mercado trabalhista a cada mais exigente, mas de um futuro certamente prometedor para o sector das energias respetuosas com o Médio Ambiente, com uma demanda crescente de especialistas na matéria. Graças ao Mestrado em Energias Renováveis de ACEDIS, o aluno será capaz de:


  • Entender a relevancia da energia na economia actual como motor de toda actividade humana, e dispor de uma visão de conjunto das tecnologias clássicas de geração energética.

  • Cuantificar o impacto medioambiental das energias “sujas” bem como inculcar a imperiosa necessidade de que estas sejam substituídas por fontes de energias sostenibles e respetuosas com o médio ambiente.

  • Compreender os princípios fundamentais, materiais e equipas, das actuais tecnologias de produção energética renovável e dos vectores energéticos sócios:
    • Energia Solar Fotovoltaica.

    • Energia Solar Térmica.

    • Energia Solar Termoeléctrica.

    • Energia Eólica.

    • Energia da Biomasa e Biocombustibles.

    • Energia Geotérmica.

    • Energia do Mar.

    • Energia Hidroeléctrica e Minihidráulica.

    • Energia do Hidrógeno e Pilhas de combustível.

  • Conhecer o campo de aplicação presente das anteriores tecnologias, os formatos de distribuição e comercialización da energia gerada, as futuras linhas de investigação, desenvolvimento e inovação (I+D+I) e toda a legislação anexa à cada uma delas.

  • Desenhar, dimensionar, montar e manter profissionalmente soluções energéticas renováveis já totalmente implantadas em nosso país: instalações de Energia Solar Fotovoltaica e Térmica.

  • Adquirir consciência da importância da Eficiência Energética em todos os sectores productivos bem como entender possíveis novas fontes alternativas de energia e tecnologias afines: Energia dos Raios, Fusão Nuclear, Cogeneración-Trigeneración, Gasificación e Combustión limpa do Carvão, Valorización de RSU e Almacenamiento de CO2.

  • Desenvolver a capacidade de abordar o estudo global de uma solução energética limpa e viável técnica e economicamente, ante qualquer necessidade que a sociedade actual proponha, tanto desde um ponto de vista doméstico como industrial.

  • Cuantificar tanto os benefícios medioambientales, como o económico-financeiros, das energias renováveis em seu conjunto, optimizando a instalação para a localização mais adequada em função do potencial energético disponível. Adicionalmente, persegue assentar uma base conceptual sobre as actuais linhas de financiamento, primas e subvenciones vinculadas a projectos de energias renováveis.

  • Dispor de ferramentas pessoais de busca que permitam encontrar emprego nas empresas mais punteras do sector e inclusive oferecer ao mercado seus próprios serviços profissionais para procurar potenciais clientes.

  • Saber como estar permanentemente informado das novidades do sector recorrendo a fontes bibliográficas de máxima credibilidade e actualização; e localizar possíveis suministradores de equipas e dispositivos.


GARANTIA DE APROVADO


Com o abono da matrícula, não só terás direito a um exame e recuperação, senão que no caso de que suspendesses, não pudesses desenvolver o curso de forma normal por circunstâncias pessoais, ou não te pudesses apresentar ao exame por qualquer causa, terás direito à Rematriculación gratuíta na seguinte convocação, tantas vezes como precises até que aproves ou desapareça este tipo de formação, sem custos adicionais de nenhum tipo, completamente grátis.

Requisitos de acceso al curso:

A realização do programa não requer do cumprimento de nenhum requisito concreto, conquanto o Mestrado está concebido e dirigido principalmente a Engenheiros Técnicos e Superiores; titulados de Formação Profissional e novos Ciclos Formativos de Grau Médio e Superior de ramos técnicas; comandos intermedios e gerentes de empresas vinculadas ao sector da energia; e de forma genérica, a todo aquele que deseje se introduzir profissionalmente no sector das energias renováveis e iniciar um programa de melhora contínua de sua formação pessoal.

Temario cubierto por el curso:

MÓDULO I: INTRODUÇÃO Às ENERGIAS RENOVÁVEIS


  1. Energia e sua influência sócio-económica


  2. Fontes convencionales de produção energética


  3. Impacto ambiental e agotamiento de recursos energéticos


  4. Importância actual e futuro das energias renováveis


  5. Tipos de energias renováveis


  6. Regulação do sistema eléctrico espanhol.




MÓDULO II: ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA


  1. Introdução
  2. Célula e painel fotovoltaico


  3. Componentes próprios de instalações fotovoltaicas isoladas


  4. Componentes próprios de instalações fotovoltaicas com conexão a rede


  5. Componentes comuns a ambos tipos de instalações


  6. Seguidores solares


  7. Telegestión e sistemas antirrobo em instalações solares


  8. Cálculo de instalações isoladas e ligadas a rede


  9. Montagem de dispositivos, posta em marcha e manutenção


  10. Aplicações adicionais e futuras linhas de I+D fotovoltaica


  11. Bibliografía, páginas site e revistas técnicas de interesse


  12. ANEXO. Normativa e legislação de aplicação




MÓDULO III: ENERGIA SOLAR TÉRMICA


  1. Introdução


  2. O captador solar térmico


  3. Componentes adicionais e desenho do circuito primário


  4. Componentes específicos de circuitos secundário e consumo


  5. Aplicações adicionais da energia solar térmica


  6. Dimensionamiento de instalações para produção de ACS


  7. Montagem de dispositivos, posta em marcha e manutenção


  8. Futuras linhas de I+D em energia solar térmica


  9. Bibliografía, páginas site e revistas técnicas de interesse


  10. ANEXO. Normativa e legislação de aplicação




MÓDULO IV: ENERGIA SOLAR TERMOELÉCTRICA


  1. Introdução


  2. Sistemas termosolares de concentração


  3. Helióstatos: sistema de seguimiento


  4. Fluído caloportador de trabalho


  5. Almacenamiento e hibridación de potência


  6. Conversão de potência eléctrica e sistemas auxiliares


  7. Aspectos económico-financeiros do solar termoeléctrica


  8. Futuras linhas de I+D solar termoeléctrica


  9. ANEXO Normativa e legislação de aplicação




MÓDULO V: ENERGIA EÓLICA


  1. Análise do recurso eólico: vento e seu medición


  2. Fundamentos fluidodinámicos da energia eólica


  3. História e evolução tecnológica da energia eólica


  4. Aerogeneradores: partes, tipología, orientação e regulação


  5. Parques eólicos: tipología e impacto ambiental


  6. Bibliografía, páginas site e revistas técnicas de interesse


  7. Futuras linhas de I+D em energia eólica


  8. ANEXO Normativa e legislação de aplicação




MÓDULO VI: ENERGIA DA BIOMASA


  1. Fontes e tipos de biomasa


  2. Biomasa sólida: pelets, briquetas e astillas


  3. Biomasa líquida: biodiesel e bioetanol


  4. Biomasa gaseosa: biogás e gás de síntese


  5. Aspectos económico-financeiros de energia da biomasa


  6. Futuras linhas de I+D em energia da biomasa


  7. Bibliografía, páginas site e revistas técnicas de interesse


  8. ANEXO Normativa e legislação de aplicação




MÓDULO VII: ENERGIA GEOTÉRMICA


  1. Calor da Terra: origem e mecanismos de propagación


  2. Recursos geotérmicos e níveis entálpicos de energia


  3. Aprovechamiento do calor geotérmico de baixa entalpía


  4. Utilização directa do calor geotérmico


  5. Conversão do calor geotérmico em energia eléctrica


  6. Aspectos económicos da geotermia em Espanha


  7. Futuras linhas de I+D em energia geotérmica


  8. Bibliografía, páginas site e revistas técnicas de interesse


  9. ANEXO Normativa e legislação de aplicação




MÓDULO VIII: ENERGIA DO MAR


  1. O mar como recurso energético: estado tecnológico actual


  2. Energia maremotriz: energia das marés


  3. Energia undimotriz: energia das ondas


  4. Energia das correntes marinhas


  5. Energia maremotérmica: energia de gradiente térmico marinho


  6. Futuras linhas de I+D em energia do mar


  7. Bibliografía e páginas site de interesse




MÓDULO IX: ENERGIA HIDROELÉCTRICA


  1. Introdução


  2. Turbinas hidráulicas: generalidades


  3. Turbina Pelton


  4. Turbina Francis


  5. Turbina Kaplan


  6. Energia minihidráulica


  7. Aspectos económico-financeiros da energia hidroeléctrica


  8. Futuras linhas de I+D em energia hidroeléctrica


  9. Bibliografía e páginas site de interesse


  10. ANEXO Normativa e legislação de aplicação




MÓDULO X: ENERGIA DO HIDRÓGENO


  1. Características físico-químicas do hidrógeno


  2. Motores de combustión de hidrógeno


  3. Pilhas de combustível: fundamentos e aplicações


  4. Projectos emblemáticos no uso do hidrógeno e pilhas de combustível


  5. Economia do hidrógeno: revolução energética para o futuro


  6. Futuras linhas de I+D em energia do hidrógeno


  7. Bibliografía e páginas site de interesse




MÓDULO XI: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E TECNOLOGIAS AFINES


  1. Nova energia renovável?: energia georotacional


  2. Energia das descargas eléctricas atmosféricas


  3. Futuro da energia atómica: fusão nuclear


  4. Cogeneración e trigeneración


  5. Gasificación e combustión limpa do carvão


  6. Valorización energética de RSU e biometanización


  7. Eficiência energética


  8. Captura e almacenamiento de CO2



Cursos relacionados con el actual por su contenido: No se han encontrado cursos relacionados
Puede ver otros cursos relacionados en las categorías:
Otros datos del Curso:

El curso Master Profissional em Gestão de Energias Renováveis está en nuestro Buscador de Cursos y Masters desde el 14/11/2011.

Etiquetas del curso:
Términos relacionados: